Seguidores

Recanto da Serenidade

O Recanto da Serenidade é uma das frentes de atuação da Associação Sagrada Família de Nazaré. Esta frente de atuação surgiu em em função da questão da dependência química de jovens e adultos ligados à Paróquia e ocorreu ao longo do ano de 2008. Naquele instante todas as demandas que chegavam até os membros da Associação eram encaminhadas às diversas comunidades terapêuticas instaladas na grande Curitiba. Foi somente em abril de 2009 que, de forma desafiadora, em um sítio no município de Mandirituba/PR, a Associação resolveu assumir de forma direta este trabalho, dando início então à Casa de Acolhimento e Reincerssão Social “Recanto da Serenidade”, que acolhe em torno de 12 adultos do sexo masculino para um processo de recuperação da dependência química.

O Recanto da Serenidade não é uma clínica, mas um centro de acolhimento. Nós não prometemos curar ninguém! Este é um trabalho que deverá ser feito por cada um. Nós queremos ser um sinal de esperança na vida dos nossos acolhidos, oferecendo-lhes nossa amizade, orações e uma oportunidade organizada de cada um se ajudar segundo seu esforço e persistência. 
Não existem curas mágicas para a dependência química, ou qualquer outra dependência. No programa do Recanto da Serenidade, esperamos que cada um encontre um sentido para ser sujeito da sua própria história.

Missão
Acolher e oportunizar a recuperação através de um programa que promova a construção de uma nova consciência crítica pessoal e social, que leve o participante a uma mudança no seu estilo de vida, com o resgate da cidadania e reinserção social.

Princípios e Valores
Nossos princípios e valores baseiam-se na integridade e ética em todas as nossas ações; na confiança no relacionamento entre o Recanto da Serenidade e seus mais distintos públicos; na transparência dos serviços prestados, na imparcialidade, com respeito a cada pessoa e suas características.

Metodologia
O programa educativo do Recanto da Serenidade tem como base a teoria do aprendizado social, onde todos participam ativamente, colaborando uns com os outros, partilhando informações, servindo de modelos, estabelecendo um sistema de normas e valores definidos em uma comunicação aberta nos relacionamentos individuais e em grupo. Fundamentado na trilogia: Espiritualidade, Trabalho e Vivência Comunitária.

- Espiritualidade: Acreditamos que a vontade de mudança seja muito importante no indivíduo, mas DEUS é essencial nessa mudança. 

A percepção de que nunca estamos sós e que temos sempre um Poder Superior a nós, que pode nos amparar, é muitíssimo importante nessa fase de transição e mudanças.
Pela manhã, reservamos um tempo para meditação, oração e partilha da palavra do dia. Certamente será a disciplina mais importante que o acolhido aprenderá no Recanto da Serenidade, pois esta marcará o rumo do seu dia e de sua nova vida. "É necessário que comece o dia com Deus, pois terminaremos com a confiança de que ele caminhou conosco ao longo do dia". 

Acreditamos que a espiritualidade é fundamental para o tratamento, pois o dependente químico, normalmente encontra-se perdido e sozinho em "seu mundo" e durante a fase de residência, trabalhamos para que ele perceba que nunca está só e "se ele permitir", pode ter ajuda e encontrar forças para livrar-se do vício em um Poder Superior. A aceitação de um PODER SUPERIOR é encarada de forma natural, sem fanatismo ou imposição.

- Trabalho: Nossos objetivos com o trabalho é além da "não ociosidade", trazer inúmeros benefícios; por exemplo: trabalhar seus sentimentos (mágoa, orgulho, afetividade, frustração, perda, raiva, amor, etc), descobrir e desenvolver habilidades, elevar sua autoestima, produzir, tendo a possibilidade de ver o fruto da produção, aceitar limites e regras, ter disciplina, perceber suas responsabilidades, assimilar a ajuda mútua, desenvolver a percepção e a preocupação com o outro, concentração e atenção, desenvolver noção de começo, meio e fim de uma atividade, aprimoramento de conduta e caráter, organização, reabilitação física, entre outros. Os trabalhos são executados em grupos, divididos por setores: animais, horta, jardinagem, limpeza, cozinha, ferramentaria e serviços gerais.

Através deste método aprende-se como em um curso de preparação para a vida, a lidar com todos os setores, pois é feito um rodízio e isso ensina-lhes como é importante o seu trabalho, pois se não for bem feito, acarretará na quebra de uma corrente; mostrando-lhes ainda dentro do Recanto, que podemos viver (fora do tratamento) em harmonia com a sociedade em geral.

- Vivência Comunitária: A vivência comunitária deverá ser reflexo de nossa espiritualidade que é centralizada na palavra, na ação e na pessoa de Jesus Cristo.
Parece oportuno recordar a necessidade de cultivar as qualidades requeridas em todas as relações humanas: educação, gentileza, sinceridade, controle de si mesmo, delicadeza, senso de humanismo e espírito de partilha. (Documento Vida Fraterna)

Através da vivência do Evangelho, o ser humano encontra condições para uma vida autêntica de comunidade, como instrumento de mudança de mentalidade e atitudes. Na vivência da comunidade fraterna, com outras pessoas que têm os mesmos problemas, ele pode crescer:
- na valorização da família;
- na compreensão de si mesmo e do problema da dependência;
- na capacidade de estabelecer relacionamentos fraternos com as outras pessoas, através do perdão e da capacidade de amar, na autonomia.

Um comentário:

  1. Prezados amigos,
    Fiquei encantada com os valores, missão e princípios do Recanto da Serenidade. Tem tudo a ver com aquilo que acredito e quero contribuir para a humanidade. Gostaria de conhecer na pratica e de multiplicar o projeto na no há cidade de Araguari-MG. favor me posicionar como isto será possível. Luzmarinaavila@gmail.com

    ResponderExcluir